15 de outubro de 2013

Dia do professor - um protesto!!!

Hoje é dia 15 de outubro, dia do professor
Tenho orgulho da minha profissão e a escolhi, não foi falta de opção ou escolha pelo curso mais barato do mercado.
Temos direito a aposentadoria especial, não porque temos mordomia, mas porque temos uma profissão cansativa, levamos MUITO trabalho para casa, estamos em contato permanente com muitas doenças, ficamos estressadas e temos em nossas mãos uma grande responsabilidade.
Nos meus tempos de escola não ousávamos dizer que havíamos ficado de castigo na escola. Nossos professores eram autoridade, autoritários sim, mas se respeitavam e eram respeitados.
Sonho com uma escola criativa, bem humorada, e principalmente respeitada!
Vamos combinar, não entro no banco e digo ao gerente que aquela taxa de juros está alta e que ele precisa diminui-la para mim. Não digo a ele que a agencia tem que abrir às 6 da manhã porque é a minha necessidade.
Por que então as famílias acham que a escola é a extensão da casa delas? Por que acreditam que podem dizer ao professor como devem atuar?
Professor não é animador de festa. Para ser bom não precisa de fantasiar e ficar inventando showzinho para agradar os alunos.  Uma boa aula é  dada com materiais didáticos adequados, amor, conhecimento e respeito. Não precisa de palco nem de fantasia. Precisa de estudo, de planejamento, de conhecimento do assunto.
Professor não é babá, com todo repeito a categoria. É ofensivo dizer ao professor que trouxe o aluno porque não tinha com quem deixar. Sim, ofensivo! Não somos cuidadores, somos educadores!!!!
Não somo nós devemos dizer aos nossos alunos que não se deve levar o que não é seu para casa, que se deve repeitar os mais velhos, que horário é para ser cumprido. Isso deveria ser aprendido em casa, a escola apenas reforçar. Mas não é isso que vemos hoje.
Professor é um profissional! Que forma, educa, informa, que motiva o aluno a buscar conhecimentos, que apresenta o mundo aos seus alunos, que reinventa, cria, constrói aprendizagens.
Professor sim , tia não! Como já escrevia Paulo Freire.
Pouco se vê na mídia as agressões físicas e verbais que os professores de escolas públicas e particulares vem sofrendo todos os dias. E elas acontecem e não são poucas. Os dados são alarmantes! Sem contar os que precisam ficar calados para manterem seus empregos.
Por fim, ser professor não é sacerdócio. Precisamos sim de salários dignos!!! Como ser digno com uma hora- aula base em torno de 6 reais? Com esse dinheiro há qualificação profissional? Mal podem se manter em pé!
Enfim, o dia do professor poderá ser comemorado o dia em que voltarmos a ser uma categoria de valor !

Sou professora sim, com orgulho!

Nenhum comentário: