4 de agosto de 2011

a família

Eu estava assistindo ao noticiário na tv, nem sei bem porque ainda insisto, afinal as notícias são em sua maioria assassinatos, drogas, roubos, mas enfim... lá estava eu. Noticiou-se a  despedida de uma menina de 16 anos, namorada de um jogador de futebol,  com uma morte, no mínimo,  estranha, caiu (?) do 15º andar. Logo depois a reportagem sobre os jovens nas academias sofrendo com o uso indiscriminado de suplementos alimentares.
Retoma a apresentadora que faz o seguinte comentário: onde estão as famílias desses jovens que não estão vendo essas coisas?

Sim, Famílias!!!! Onde estão elas? Que mundo estamos vivendo? O que elas representam na vida de nossas crianças e jovens?

Não precisamos de famílias constituídas tradicionalmente: pai, mãe e filhos. Elas podem ser dos mais diferentes tipos, mãe e filho, pai e filho, duas mães e filhos, sei lá... mas a essencia de uma família precisa voltar a exisistir, logo!!!! Ou o que serão dessas crianças?

Eu convivo com muitas famílias diariamente, e pelo incrível que possa parecer conto nos dedos as crianças que demosntram o mínimo de cultura, respeito ao próximo, vontade de aprender coisas novas, que demonstram ter acompanhamento  da família nas atividades escolares, e não estou falando de crianças de baixa renda, pelo contrário.

Sabe, as vezes, tenho muita vontade de chorar quando penso nisso.

Uma historinha: a menina do segundo segmento do ensino fundamental chega a escola com um short mínimo para estudar (a escola possui uniforme de uso obrigatório). A coordenação não permite sua entrada. A família? Chamou a polícia por discriminação.  O policial precisou explicar que eram normas das escola o uso da vestimenta adequada. Sem comentários....

Educar é formar, as pessoas estão esquecendo disso. É dar bom dia, não parar na rampa de acesso de deficientes, valorizar o professor, falar de amor, ser solidário...



Nenhum comentário: