18 de outubro de 2010

Nossa estrelinha apressadinha...

Nossa estrelinha apressadinha se foi, ontem.
Na sexta-feira eu tive um sangramento, mas o médico da emergência achou melhor esperar um pouco, mas eu sabia que era só adiar uma situação, mãe é mãe.
Nossa estrelinha que chegou com pressa (afinal a Alice só tem 5 meses) e também se foi do mesmo modo.
MAs ela deixou sua marquinha e sua mensagem, me fez pensar e refletir sobre um monte de coisas, inclusive sobre minha profissão.
Ontem a noite eu chorei muito, afinal era um novo bebê, mas ele achou melhor voltar a ser um anjinho, porém me deixou uma lição, me fez encontrar uma força não sei de onde e me deu um desejo enorme de voltar a sala de aula. Meus olhos enchem de água, pois só eu sei o que foi esse recadinho.

Eu não estava vendo luz no fim do túnel, estudei muitos anos e não queria mais seguir o caminho e a estrelinha me deu LUZ.

Hoje, logo cedo.... SURPRESA!!!!!! Um telefonema.... me convidando para uma entrevista. Olha, havia uns dois anos que eu não entregava um currículo.

Estrelinha.... você cumpriu sua missão! Obrigada por essas seis semanas de uma mistura de susto e muta alegria que VOCÊ nos trouxe. Que você encontre uma família bem legal para retornar a esse plano, pois sem sombra de dúvida você mostrou ser uma luz bem cheia de energias positivas.

Nos acompanhe de onde você estiver.....

15 de outubro de 2010

Dia do professor

httpwww.google.com.brimgresimgurl=httpbp2.blogger.com
Saudade....Saudade...Saudade...
Sou do tempo do Curso Normal, com direito a roupinha de normalista, meia até o joelho, estrelinha na gola da camisa.
Lá eu aprendi o significado de EDUCAR. Muito além de ensinar a ler e escrever, mas aprender com cada uma daquelas pequenas pessoas que ali te fazem companhia durante 4h30.
Sempre foi um prazer elaborar meu planejamento, fazer relatórios, inventar e pesquisar mil modos  e linguagens para introduzir um novo conteúdo.
Eu cantava.... e olha que canto muuuuiiiito mal, mas meus pequenos sempre adoraram.
Um dia me vi em um ambiente que perdeu o charme. As crianças batiam no rosto de seus pais porque queriam um brinquedo que o colega levou para a escola e ele não tinha, uma família que não aceita fazer um simples exame oftalmológico de rotina para descartar uma dificuldade de aprendizagem.
O professor sempre acuado, sem razão e por mais que faça parece que foi pouco.
Respeito não precisava ser ensinado era integrado ao mundo,principalmente ao universo escolar. Hoje, faz parte do conteúdo das aulas de filosofia até dos pequenos.
O Curso Normal acabou e os estudantes de pedagogia, muitas vezes se inserem na área porque o curso é mais barato e mais fácil e saem de lá sem o mínimo de condição de assumir uma sala de aula.


Onde foi parar o encanto da Educação? Onde foram parar os educadores com Alma de Educador? Onde estão as aulas que realmente ensinam (sem ser para prova)? Onde estão as famílias que conhecem seu filhos? Onde está o mundo colorido da sala de aula?


Não precisamos de computadores em sala de aula.Precisamos de alma, coração, cores e alegria, família (com a composição que for), de respeito mútuo e carinho.


EU QUERO!!!!de volta minhas aulas que nos sujávamos de tinta, cantávamos, brincávamos. Nos respeitávamos! E assim aprendíamos uns com os outros.


Eu Amo minha profissão, mas eu queria que ela voltasse a ter a carinha de uns (pelo menos) 18 anos atrás. Vamos deixar nossas crianças serem crianças e os professores Educadores de alma e coração.